PÓS-GRADUAÇÃO




VALIDAÇÃO DE DIPLOMAS (MESTRADO E DOUTORADO)
Para validar um curso de pós graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado) feito no exterior, é necessário submeter o diploma conquistado a uma instituição brasileira, para que ela possa avaliá-lo e dizer se o que foi estudado em outro país confere com a grade curricular aplicada por aqui.
O seu diploma para ser avaliado pode ser validado por uma instituição pública ou particular (que contenha reconhecimento no MEC, segundo Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394 de 1996), Art. 48, § 3º), o que pode garantir maior rapidez no resultado final. Estudantes com diploma de países membro do MERCOSUL são analisados segundo parecer CNE/CES nº 106/2007.
Para obter o reconhecimento do curso de pós-graduação, é necessário:
1) Entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição de ensino superior, pública ou particular, que ministre um curso de pós –graduação que possua uma linha de ensino similar ao que foi cursado no exterior.
2) Apresentar, além do requerimento,  uma cópia do diploma, documentos referentes à instituição cursada no exterior, grade curricular do curso e histórico escolar.
3) Pagar uma taxa referente ao custo administrativo efetuado durante o processo de validação. O valor a ser pago pode variar de uma instituição para outra.
Após a finalização desse processo, a universidade tem um prazo de até seis meses para apresentar um parecer a respeito da validade ou não do diploma.
Para isso, será montada uma Comissão Especial, composta por professoras da própria universidade e de outros centros de ensino que possuam formação equivalente ao curso de pós-graduação realizado, para certificar a validade do diploma. Caso surja alguma dúvida a respeito das habilidades adquiridas, poderá ser realizada um teste com o objetivo de aferir as competências acadêmicas do requisitor.
O resultado dessa prova é bem flexível: caso a Comissão não ateste a validade do seu diploma, é possível realizar alguns estudos complementares no Brasil e tentar novamente a revalidação.
Para evitar surpresas desagradáveis, vale conferir se o que será ensinado no curso feito no exterior possui uma linha de ensino aproximada com a brasileira. Quanto mais parecida for, maiores são as chances de aprovação.
É bom saber que: O Brasil não possui nenhum acordo de reconhecimento automático de diplomas; portanto, as regras são as mesmas para todos os países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário